Biografia João Mortágua 

Com a sua peculiar visão musical estabeleceu-se rapidamente como um dos mais completos e desafiantes saxofonistas dos dias de hoje em Portugal. As suas elegantes composições oferecem espaço à improvisação e dinâmicas de grupo. Toca (e grava) regularmente com Nuno Ferreira, Miguel Moreira, Iago Fernandez, Mané Fernandes, Filipe Teixeira, Bruno Pernadas, Alexandre Coelho, Orquestra do Hot Clube, Nelson Cascais e André Fernandes, entre outros. É também líder dos seus projetos: lançou recentemente os álbuns “MIRRORS” e “AXES” (Carimbo PortaJazz), este último considerado pela Jazz Logical o álbum de jazz português do ano. Mortágua estudou no Conservatório de Música de Aveiro e frequentou a escola de jazz do Hot Clube de Portugal. Acabou a licenciatura na ESMAE (Porto) em 2009, onde integrou o premiado septeto da escola em 2007. Por essa altura, frequentou várias edições dos workshops de Guimarães e do Siena Jazz. Atualmente, é professor de Improvisação e Saxofone no Curso Profissional de Jazz do Conservatório de Música de Coimbra. Arrecadou recentemente o prémio RTP/Festa do Jazz na categoria de Músico do Ano.

Objetivos da Oficina

I. A partir das células rítmicas simples, os intervenientes são convidados a improvisar notas com base em conceitos melódicos (sequências de intervalos, tríades e suas inversões…) explorando também o uso de elementos expressivos como a duração, a articulação/acentuação, o timbre e as dinâmicas. Este modelo de improvisação partirá de um contexto tona/modal, podendo obviamente ser estendido à aplicação simétrica/cromática.

II. Aqui se explorará a composição em tempo real, abordando o assunto das linhas de baixo, sequências de acordes (vamps) e respetivas cores, fazendo uma ponte com o ponto I. Far-se-á uma ávida exploração das mais típicas sequências harmónicas de música urbana, bem como de outras, menos usuais, que nos remetem para o campo de intercâmbio modal.

III. Serão abordados assuntos rítmicos, sobretudo no que respeita à métrica. Combinações múltiplas entre o binário e o ternário servem de mote a uma exploração de várias cadências rítmicas, que serão depois aplicadas aso temas compostos nos pontos I e II, bem como a conhecidos standards dos cancioneiros jazz e rock, que serão aqui trabalhados nos seus pontos melódicos e harmónicos.

Regulamento

Horário

Sexta-feira 18 de Maio de 2018: 18h00 à 24h00
Sábado 19 de Maio de 2018: 11h00 às 18h00 (Com pausa para almoço)

Idade Mínima

10 Anos

Numero Mínimo Participantes

12

Numero Máximo Participantes

20

Nível Conhecimento Musical

O candidato à Oficina terá que ter no mínimo 2 anos de prática instrumental.

Toda a Oficina se processa numa dinâmica teórico-prática, aberto a todo o tipo de instrumentista.

Preço

Oficina | €40.00

Ouvinte | €25.00

Inscrição Obrigatória: Inscrições Aqui