Carlos Marques
Carlos Marques nasceu em Pessegueiro do Vouga em 1973.
Iniciou a sua aprendizagem musical na Banda União Musical Pessegueirense.
Estudou trompete no Conservatório de Música de Aveiro. É licenciado em Teoria e Formação Musical pela Universidade de Aveiro.
Como trompetista, foi, durante 9 anos, elemento da Orquestra Ligeira do Exército .
Depois de ter frequentado o Bachelor Degree in Band, Brass Band and Fanfare Band Conducting com Alex Schillings no Royal Conservatory of Music of The Hague, Holanda, e o mestrado em Direcção na Universidade de Aveiro, está a frequentar o Doutoramento em Direcção na mesma Universidade.
Frequentou cursos e masterclasses de direcção com Tijmon Botma, Klaas van der Houde, Robert Houlihan, Alex Schillings, Ernest Schelle e Vasco Pearce de Azevedo.
Desempenhou funções docentes no Conservatório de Música da Jobra, na Escola Superior de Educação Jean Piaget e no Instituto Piaget em Gaia, Viseu e Mirandela. Atualmente é docente no Conservatório de Música do Porto.
É, desde setembro de 2016, maestro da Banda União Musical Pessegueirense. É Diretor Artístico da Banda Amizade – Banda Sinfónica de Aveiro. Dirigiu as Orquestras do Conservatório da Jobra (Sopros, Cordas e Sinfónica).
Como maestro da Banda Amizade foi premiado nos concursos de Bandas de Valência e Alginet (Espanha), no Concurso do Ateneu Vila-Franquense (Vila Franca de Xira) e com o 1º Prémio da 1ª Categoria do II Concurso de Bandas Filarmonia D’Ouro.