Esta orquestra, surge no panorama musical aveirense e nacional, em Maio de 1998, por iniciativa de um grupo de executantes da Banda Amizade, com a colaboração do Maestro Armando Matos, que a dirigiu até ao ano 2000, passando então a ser dirigida pelo Maestro e compositor Carlos Marques, que entretanto também tinha assumido a direção artística da Banda Amizade.

A “Orquestra Ligeira Amizade”, nome com que inicialmente foi “batizada”, com a formação típica das Big-Bands americanas popularizadas por Glenn Miller, Duke Elington, Count Basie e outros, surgiu com o propósito de explorar uma área musical pouco divulgada e a lacuna existente no nosso pais, ao nível deste género de agrupamentos com caracter permanente. Tendo o seu aparecimento sido de imediato aplaudido, quer pelo público quer pela crítica, tem desde então participado em inúmeras iniciativas, que vão desde espetáculos de exibição em festas, festivais e congressos, a espetáculos de animação de bailes, casamentos, etc…

O seu quadro é composto por 5 saxofonistas, 4 trombonistas, 4 trompetistas, 1 guitarrista, 1 pianista, 1 baixista, 1 baterista, 1 percussionista e 1 vocalista , e dirigido pelo Maestro Carlos Marques. Do seu repertório fazem parte todos os géneros de musica, desde a salsa ao swing, da musica popular portuguesa ao funky e compositores como Glenn Miller, Joe Cocker, Paul Simon, Gary Moore, Luís Represas, Jorge Palma, entre outros. Participou no programa da RTP “Praça da Alegria”, na “Semana Gastron6mica do Machico” (Madeira) e em diversas festas municipais (Aveiro, Ílhavo, Grândola, Chaves, Penedono, Esposende, Torres Novas, etc …).

Em Dezembro de 2007, participou no “1º Concurso Nacional de Orquestras Ligeiras”, onde conquistou o 3º lugar, entre 8 concorrentes.