Tirando partido daquele que é o seu maior capital (o humano), a Banda Amizade – Banda Sinfónica de Aveiro lançou um desafio aos compositores que dela fazem parte para a criação de sete obras musicais com vista à conceção de um espetáculo e, posteriormente, à sua gravação em CD.
O resultado são sete obras bastante diversas e repletas de contrastes, diversidade de recursos estilísticos e de texturas variáveis na sua densidade. Esta diversidade, além de ir ao encontro da personalidade criativa de cada um dos autores, reflete também, uma das mais presentes e prezadas características da programação da Banda Amizade ao longo dos últimos anos: o ecletismo do repertório praticado e das parcerias realizadas, bem como a grande paleta de géneros musicais, estilos e formatos que tem pautado a sua actividade artística recente.
Por estarmos convictos de que o resultado decorre da conjugação de todas estas particularidades com a dedicação e o trabalho de todos aqueles – músicos e direção – que participaram na criação deste álbum, pode-se afirmar que estamos na presença de um trabalho que reflete na perfeição, do ponto de vista artístico, a imagem da Banda Amizade.